3 de maio de 2018

Abertura da Semana Farmacêutica começa com palestra do presidente do CFF

Na noite do dia, 02 de maio, última quarta-feira teve início a Semana Farmacêutica – Saúde Integrada realizada pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP ULBRA) em conjunto com o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO). Compôs a mesa de honra da cerimônia de abertura do evento, a presidente do CRF/TO, Dra. Márcia germana A. A. Lobo; o vice-presidente do Conselho, Dr. Vidal Gonzalez; a Conselheira Federal de Farmácia eleita, Dra. Marttha Franco Ramos; o Conselheiro Federal de Farmácia, Dr. Amilson Álvarez; o reitor do CEULP ULBRA, Adriano Chiarani da Silva; o Senador da República Ataídes Oliveira e o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter da Silva Jorge João.

O evento teve como palestra magna o tema “Panorama da Profissão Farmacêutica” ministrada pelo presidente do CFF, Dr. Walter da Silva Jorge João. Durante a ministração o Dr. Walter falou sobre a importância da atuação dos farmacêuticos na busca de atualizações profissionais. “Quero mostrar aqui pra vocês, a evolução que nossa profissão tomou nos últimos anos. Mostrar o quanto nosso trabalho é importante para população. Hoje nós temos 165 áreas de atuação farmacêutica, todas devidamente registradas pela CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. E chagamos até aqui, porque nos profissionalizamos para isso, temos os conhecimentos necessários para atuação em todas elas. Por isso, quero que vocês lutem por esta causa e como futuros farmacêuticos sejam atuantes também nos processos do legislativos que regem nossa profissão.” Enfatizou ele.

Também foi palestrante na noite, o Senador da República Ataídes Oliveira que falou sobre o Cenário Econômico Nacional e do Tocantins. “Já fui empresário do ramo farmacêutico na década de 80 e sei bem a série de desafios do mercado. Vim aqui hoje não só para mostrar alguns dados para vocês. Mas também pra mostrar que há formas de se manter competitivo mesmo diante das dificuldades.” Frisou o senador durante a palestra.

Além disso, a presidente do CRF/TO, Dra. Márcia Germana lembrou a todos sobre a importância da divulgação sobre o Uso Racional de Medicamentos que tem data de conscientização marcada para este próximo sábado, dia 05 de maio. “Quero aproveitar para agradecer o empenho dos estudantes que estão aqui e lutaram para realização desta semana, voltada para discussão de temas importantes da nossa profissão. Um deles é Uso Racional de Medicamentos que mostra o quanto é importante a divulgação dos perigos provocados pelo consumo indiscriminado de medicamentos. E mostrar também a necessidade e importância do trabalho do farmacêutico!” Disse ela.

Ascom CRF/TO