uso de antibiotico em infeccoes urinarias ha excessoDia 13 de novembro começou a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos. As atividades seguem até amanhã, dia 17 e têm como objetivo fazer um alerta a população para a questão da resistência dos mesmos. O evento foi criado pela Organização Mundial da Sáude (OMS), por meio do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Aqui no Tocantins, a Vigilância Sanitária Estadual programou ações educativas em hospitais e está convocando as vigilâncias municipais para engajamento na campanha. 
 
O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins também vestiu esta causa e sempre trabalha no sentido de intensificar a fiscalização em farmácias e drogarias, em torno da venda controlada de antibióticos e o seu acesso por meio da prescrição. Conscientes dos riscos do uso indiscriminado deste tipo de medicamento, os farmacêuticos são profissionais que podem trazer maiores esclarecimentos sobre a ameaça de resistência aos antibióticos, aos pacientes que hoje precisam utilizá-los. 
 
“Ninguém melhor que os farmacêuticos para colaborar com uma campanha como esta que é realizada a nível mundial. A resistência microbiana é algo estudado veementemente por profissionais da área de todo o mundo e ali na hora da venda deles, no balcão, também é hora de reforçar que o uso deste tipo de medicamento precisa ser consciente. Nós aqui do conselho achamos louvável as atividades realizadas em prol da semana, aqui no Tocantins.” Disse a Dra. Marttha Franco Ramos, presidente do CRF/TO.


Ascom CRF/TO