IMG 20171205 WA0021A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins, Dra. Marttha Franco Ramos participa desde segunda-feira, 04 de dezembro, de um treinamento para Profissionais de Saúde Farmacêuticos dos Municípios Tocantinenses realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, no intuito de preparar mais de 108 farmacêuticos das Unidades Básicas de Saúde para alimentar o Sistema Hórus.

O Sistema é um programa de informação gratuito do Ministério da Saúde, destinado ao Registro de Informações de Controle de Estoque e de Utilização de medicamentos de programas,  tanto do componente básico como do  estratégico, Exemplo: Diabetes,  Hanseníase, Tuberculose, entre outros. Os profissionais farmacêuticos, após participarem da oficina, retornam aos seus municípios com a missão de implantação e alimentação contínua do sistema.  A Diretoria de Assistência Farmacêutica Estadual segue ministrando o curso até hoje, dia 06 de dezembro no Edifício Homaidan - Ministério da Saúde. Além do CRF/TO, o evento conta com a participação do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, da Vigilância Sanitária Estadual, e da Superintendência de Vigilância, promoção e proteção à saúde.

“É muito importante que o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins esteja sempre participando de eventos como este que vão trazer mais benefícios ao trabalho dos farmacêuticos. Quando o programa estiver implantado nestas cidades que participaram da capacitação, as solicitações de medicamentos à Assistência Farmacêutica poderão ser feitas pela internet, sem necessidade de controle manual, o que contribui para a redução da burocracia no processo de requisição e abastecimento de medicamentos para o usuário do sistema único de saúde. Ou seja, será algo muito importante para comunidade. E nossa missão aqui foi estimular nossos profissionais a estarem cada vez mais capacitados para prestar estes serviços.” Disse a presidente do CRF/TO.