6 de setembro de 2022

06 de setembro – Dia do Técnico de Laboratório

06 de setembro – Dia do Técnico de Laboratório

Hoje é dia de homenagear àquele profissional que é essencial para um atendimento em saúde de qualidade.

O técnico em Análises Clínicas atua na área da saúde. A maioria deles opta pela atuação em laboratórios de análises clínicas.

Colher materiais biológicos em condições de serem usados para análise e pesquisa. Essa é uma das principais características do profissional que atua como técnico em Análise Clínica. O trabalho do técnico é realizar corretamente todo o processo de funcionamento dos laboratórios, tanto no manuseio de materiais recolhidos como na forma de trabalhá-los para diagnóstico.

Além de laboratórios de análise, esse profissional também é apto a atuar em hospitais, clínicas médicas e demais estabelecimentos ligados à saúde que trabalhem com coleta e análise de materiais biológicos. O foco da coleta de resíduos e de materiais é de qualificá-los para a realização de exames, identificando, assim, parasitas ou demais organismos que estiverem na composição do que foi analisado. Os profissionais de nível técnico não podem de forma alguma efetuar liberação de laudos, resultados e perícias, assim como responder sobre o laboratório. Cabem ao profissional graduado como bacharel as responsabilidades e competências legais sobre possíveis erros cometidos. Os bacharéis possuem o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT).