26 de setembro de 2022

25 de setembro – Dia Internacional do Farmacêutico

O Dia Internacional do Farmacêutico se comemora dia 25 de setembro. A data tem como objetivo promover a profissão farmacêutica no mundo e destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.

A data foi escolhida pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia.

Afinal, os farmacêuticos são os profissionais que pesquisam novas substancias que poderão se transformar em remédios. Igualmente, orientam e aconselham o público na hora da compra de medicamentos.

Mais do que fornecedores de medicamentos, os farmacêuticos são prestadores de cuidados, que se esforçam para melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem doenças.

Conhecendo a História da profissão

Nossa profissão é milenar, tem como símbolo a taça com a serpente enrolada nela, é reconhecida em todo o mundo, como o símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à mitologia grega. Segundo a literatura antiga este símbolo representa o poder(cobra) sobre a cura(taça).

Mas, o que significa isso e de onde vem este símbolo? Este símbolo é a taça de Higéia.

Na mitologia grega Hígia era a filha de Esculápio. Era a deusa da saúde, limpeza e da sanitariedade, e exercia uma importante parte no culto do pai. Enquanto seu pai era mais associado diretamente com a cura, ela era associada com a prevenção da doença e a continuação da boa saúde.

A cobra é denominada Serpente de Epidauro, um dos templos dedicado a Esculápio. Para as sociedades ocidentais e do oriente médio, a serpente simboliza a sabedoria, a imortalidade e a cura.

A taça é uma variante do símbolo da serpente, significando a cura por meio daquilo que se ingere, ou seja, pelos medicamentos (Fonte: SBFC).