DENÚNCIA
Todos os estabelecimentos – públicos e privados – devem manter farmacêuticos presentes em todo o seu horário de funcionamento para atendimento aos usuários, de acordo com a Lei 13,021/2014, Artigo 6º:
Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exigem-se a autorização e o licenciamento da autoridade competente, além das seguintes condições:
I – ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento;
II – ter localização conveniente, sob o aspecto sanitário;
III – dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos;
IV – contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária.
Ao necessitar os serviços de uma farmácia ou drogaria, solicite sempre ser atendido por um farmacêutico.
O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins atende as denúncias que envolvem profissionais e estabelecimentos farmacêuticos que comprometam e coloquem em risco a saúde pública. Qualquer pessoa pode denunciar
A denúncia pode ser feita:
Ao efetuar uma denúncia no CRF TO é gerado um número de protocolo imediatamente ou disponibilizado em até 48 horas.
Veja quais são os níveis de confidencialidade da denúncia:
ATENÇÃO: Para a denúncia ser apurada é necessário reunir a maior quantidade de informações possíveis para que o CRF TO possa identificar e apurar as denúncias. É preciso o local dos fatos, o nome e o cargo das pessoas envolvidas, o nome da empresa, quando for de seu conhecimento e descrever com o maior número de elementos os fatos que estão sendo denunciados, exemplos: documentos, fotos, filmagem facilitam a apuração da denúncia.
A denúncia será encaminhada a Presidência do CRF TO que poderá apresentá-las em plenária e a Diretoria do CRF TO. E caso haja elementos que evidenciem a necessidade de apuração, a denúncia de acordo com o seu tema será devidamente encaminhada para Vigilância Sanitária, Ministério Público, Delegacia, ou a própria fiscalização ou comissão de ética do CRF TO.
O denunciante pode ligar para (63) 3216-1606 (horários das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h30) para obter informações sobre o andamento da sua denúncia.