1 de fevereiro de 2022

Fevereiro Roxo e Laranja: Nós apoiamos essa causa!

Em apoio à campanha Fevereiro Roxo e Laranja, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) reforça a importância da conscientização para a prevenção, diagnóstico, e combate a Leucemia, Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer.

O mês de Fevereiro traz duas cores fortes para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde. A cor roxa simboliza as três doenças, duas doenças autoimunes e uma degenerativa que têm muita relevância e são “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual.

Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações.

Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.

Não menos importante, o Mal de Alzheimer tem como principal característica a perda de memória progressiva. No Brasil, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer – são cerca de 100 mil novos casos por ano. Não se sabe a causa da doença, mas o modo de ação dela vem normalmente de uma proteína chamada betamiloide, que se deposita no cérebro em algumas áreas específicas, vai formando placas e causando danos na comunicação dos neurônios.

Para o presidente do Conselho, Dr. Maykon Paiva, é de fundamental importância o diagnóstico precoce de qualquer condição para que o tratamento adequado seja aplicado com a maior rapidez possível, evitando assim, sequelas mais graves.