1 de março de 2023

CRF discute com governo do Tocantins melhorias para Farmacêuticos Hospitalares

Com o intuito de ouvir a classe farmacêutica e buscar soluções para as suas reivindicações, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu nesta terça-feira (28), a diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO). O encontro aconteceu na sede da SES-TO e contou com a presença de servidores da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias, Gerência de Regulação do Trabalho e representantes do Conselho.

Dentre as pautas, foram discutidos temas como a regularização e melhoria do trabalho dos farmacêuticos na rede de saúde estadual, de modo a garantir o acesso com qualidade ao paciente internado em uma das unidades hospitalares do Estado. Outro assunto importante e acordado entre os representantes foi à realização de um treinamento teórico e prático, para os 300 farmacêuticos e técnicos em farmácia que trabalham nos hospitais estaduais.

Para a vice-presidente do Conselho de Farmácia, Karin Anne Margaridi, “a reunião serviu tanto para regularizar o serviço farmacêutico dentro dos dezessete hospitais, como para também complementar o profissional para que ele exerça a sua função de forma positiva, segura e com qualidade para o paciente a ser medicado”.

Para o secretário-executivo da SES-TO, Luciano Lima, “participar desta reunião é um grande contentamento, pois como gestor da Pasta e farmacêutico efetivo, sei quais os problemas a classe enfrenta e quais melhorias precisam ser realizadas, para que tudo seja sanado da melhor forma, proporcionando o que sempre buscamos que é a qualidade no atendimento do paciente”.

O superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Andreis Vicente da Costa comentou que “o objetivo principal da reunião foi à discussão com o Conselho sobre as propostas de melhorias para a organização dos processos de trabalho das Farmácias”.

Serviço farmacêutico

No SUS tocantinense, 403 farmacêuticos compõem o quadro de servidores da (SES-TO). Eles atuam em diversas áreas tais como assistência farmacêutica, vigilâncias-sanitária e epidemiológica, farmácia hospitalar, manipulação de produtos oncológicos e nutrição parental, bem como em compras e armazenamento, dispensação de medicamentos, entre outras.