3 de junho de 2024

Junho Vermelho: CRF TO e a Importância da Doação de Sangue

Durante o mês de junho, conhecido como Junho Vermelho, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF TO) intensifica suas ações de apoio e incentivo à doação de sangue. Esta campanha, que visa aumentar os estoques dos bancos de sangue, é de extrema importância para a saúde da população.

A Urgência da Doação

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, sendo essencial para pacientes que enfrentam cirurgias complexas, tratamentos contra o câncer, anemias severas, acidentes graves e doenças crônicas.

CRF TO vem trazendo acesso a informações:

Quem Pode Doar?

Para ser um doador de sangue, é preciso atender a alguns requisitos básicos:

Idade: Ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade necessitam de autorização dos responsáveis.

Peso: Pesar no mínimo 50 kg.

Saúde: Estar em bom estado de saúde, sem doenças transmissíveis pelo sangue.

Intervalos: Respeitar o intervalo mínimo entre as doações: homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes por ano, e mulheres a cada três meses, até três vezes por ano.

Documentação: Apresentar um documento oficial com foto no momento da doação.

Outros Critérios: Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Benefícios e Impactos

A doação de sangue não traz apenas benefícios para os receptores. Os doadores também ganham, ao saber que estão contribuindo para salvar vidas. Além disso, o ato de doar sangue pode estimular uma consciência coletiva sobre a importância da solidariedade e da saúde pública.

Como Doar?

Para doar, basta procurar um hemocentro ou posto de coleta. É recomendável agendar a doação para evitar aglomerações e garantir um atendimento mais rápido.

A campanha Junho Vermelho é uma oportunidade para todos refletirem sobre a importância da doação de sangue. Em um momento em que a solidariedade se faz mais necessária do que nunca, doar sangue é um gesto simples que pode fazer a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas. Participe, doe sangue e ajude a salvar vidas.

O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins está disponivel para tirar qualquer dúvida sobre doações de sangue, basta entrar em contato no telefone (63) 3214-6796  ou procurar nossa Sede em Palmas-TO.