7 de setembro de 2025

Auditório lotado, oficinas, mesas-redondas, palestras de alto nível e muito conhecimento: participantes aprovam 5º Congresso Tocantinense de Farmácia

Auditório lotado, oficinas, mesas-redondas, palestras de alto nível e muito conhecimento: participantes aprovam 5º Congresso Tocantinense de Farmácia

Encerrado com saldo positivo e sentimento de dever cumprido, o 5º Congresso Tocantinense de Farmácia deixou nos participantes a certeza de que o evento se consolidou como um dos mais importantes espaços de atualização, troca de experiências e valorização da profissão no Estado. Entre os acadêmicos que participaram intensamente da programação, a estudante Sílvia Martins, 24 anos, do 2º período de Farmácia, destacou a relevância dos conteúdos apresentados. “Gostei muito das palestras sobre marketing na farmácia e sobre fake news em saúde. Foram momentos de muito aprendizado e que me deixaram ainda mais feliz por ter participado do evento”, afirmou.

O Congresso também foi palco para o incentivo à pesquisa científica, com a premiação dos melhores trabalhos apresentados. O acadêmico Tássio Rômulo Silva Araújo Luz, autor do estudo “iFarmaCast: promovendo educação em saúde por meio da comunicação digital e comunitária”, que recebeu bolsa ICTQ 50%, celebrou o reconhecimento: “É uma alegria muito grande ter esse trabalho valorizado em um evento dessa dimensão. Isso nos motiva a continuar investindo em ciência e inovação”, comentou.

Nomes de renome nacional do setor farmacêutico fizeram parte da programação como Milena Quimelo, Flávia Masson e Thiago de Melo. O evento trouxe temas com reflexões fundamentais para a prática farmacêutica. O Dr. Rodrigo Luís Taminato abordou os anticoncepcionais hormonais sob a ótica da farmacologia e da segurança clínica baseada em evidências, enquanto a Dra. Alyne Lima, farmacêutica clínica e doutora pela Fiocruz, trouxe a instigante palestra “Intestino, o segundo cérebro”, relacionando microbiota, saúde mental e comportamento.

Outro destaque foi a palestra do Dr. Marcelo Polacow Bisson, presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, que discutiu o empoderamento do farmacêutico hospitalar e clínico com o uso de novas tecnologias, além dos debates do Simpósio do Varejo Farmacêutico, que lotou o auditório e mostrou a força da inovação e da gestão no setor.

O presidente do CRF-TO, Maykon Paiva, avaliou o evento com entusiasmo. “Vivemos dias históricos para a farmácia tocantinense. Reunimos especialistas de peso, demos espaço para nossos acadêmicos e valorizamos a pesquisa científica. Esse congresso é uma conquista coletiva, que reforça a importância do farmacêutico na saúde da população”, destacou. O evento foi finalizado neste sábado, 6, com o Simpósio do Varejo Farmacêutico que promoveu muito conhecimento e valorização do empreendedorismo no setor.