2 de abril de 2024

Abril Azul: Conscientização Sobre o Autismo.

Abril Azul: Conscientização Sobre o Autismo.

“Abril Azul”, um mês dedicado à conscientização sobre o autismo e a promoção da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta é uma oportunidade para destacar não apenas a importância da conscientização sobre o autismo, mas também o papel que os medicamentos desempenham no tratamento dessa condição, juntamente com o apoio dos farmacêuticos.

O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, interação social e comportamentos da pessoa. Caracteriza-se por padrões repetitivos de comportamento, interesses restritos e dificuldades na compreensão de pistas sociais. As manifestações variam desde dificuldades leves até severas e o diagnóstico geralmente ocorre na infância e o apoio precoce e intervenções adequadas podem melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas autistas.

Os medicamentos desempenham função na gestão dos sintomas associados ao autismo, auxiliando na redução da ansiedade, agressividade, hiperatividade e outros desafios comportamentais que podem ser enfrentados por pessoas com TEA. No entanto, deve se lembrar que esses medicamentos sejam administrados com cuidado e precisão, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.

É aqui que entra a importância dos farmacêuticos. Além de dispensar, os farmacêuticos desempenham a função de orientar e monitorar o uso desses medicamentos, garantindo que sejam administrados de maneira segura e eficaz. Eles fornecem informações importantes sobre posologia, interações medicamentosas e possíveis efeitos colaterais, ajudando os pacientes e suas famílias a entender e gerenciar o tratamento do autismo de maneira adequada.

Com uma pessoa autista requer compreensão, paciência e empatia, aqui estão algumas maneiras de ajudar:

Comunicação clara e direta: Use uma linguagem simples e evite metáforas ou figuras de linguagem que possam causar confusão.

Respeite as necessidades sensoriais: Algumas pessoas autistas têm sensibilidades sensoriais, como a sensibilidade ao som ou à luz. Tente criar um ambiente calmo e confortável.

Estabeleça rotinas: Muitas pessoas autistas acham reconfortante ter uma rotina previsível. Tente manter horários consistentes sempre que possível.

Seja paciente: Pessoas autistas podem levar mais tempo para processar informações ou responder a perguntas. Dê-lhes o tempo necessário e evite pressioná-las.

Reconheça interesses e habilidades: Valorize os interesses e habilidades da pessoa autista, e encontre maneiras de incorporá-los em atividades e interações.

Promova a inclusão: Crie um ambiente acolhedor e inclusivo, onde a pessoa autista se sinta aceita e valorizada por quem ela é.

Eduque-se: Aprenda mais sobre o autismo e suas características para melhor compreender as necessidades e experiências da pessoa autista.

Para aqueles que desejam mais informações sobre autismo e o papel dos farmacêuticos, para esclarecer dúvidas, obter orientações e recursos adicionais sobre a importância dos medicamentos o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins conta com farmacêuticos disponíveis para ajudar.

Ligar no telefone 63 3214-6796.

Juntos, podemos trabalhar para criar uma comunidade mais inclusiva e solidária para todos.