4 de abril de 2022
Definido pela Organização das Nações Unidas, desde de 2007, todo dia 02 de abril é lembrado como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
O autismo, condição de saúde caracterizada por comprometimento da interação social e da fala, bem como alteração comportamental, é tecnicamente definido com a sigla TEA (transtorno do espectro autista), por justamente abranger vários níveis de comprometimento, dos mais leves aos mais severos.
Autismo
Alguns casos de autismo, sobretudo os de espectro mais severo já podem apresentar alguns sinais em bebês a partir de 1 ano de idade, ou até mesmo antes. Alguns sinais sugestivos dessa condição são:
Em bebês até os 12 meses: não acompanha os pais visualmente, não reconhece ou não apresenta reação corporal aos sons da fala dos pais ou sons do ambiente, poucos sorrisos, pouco ou nenhum balbucio, não imita gestos, não estende os braços para ser pega no colo, muito resistentes a introdução de novos alimentos, mudanças na rotina;
Em bebês maiores de 1 ano: poucas expressões faciais, fixação por objetos que rodam, realização de movimentos repetitivos sem intenção aparente, podem apresentar ecolalia, não mantem contato visual com adulto, não brinca com os brinquedos da maneira convencional, não responde ao ser chamado pelo nome.
Não há tratamento curativo, entretanto a abordagem precoce é importante no sentido de minimizar sintomas, ampliar a independência e melhora da qualidade de vida o quanto antes. Inúmeros impactos positivos são observados nas atividades de vida diária quando a criança autista é acompanhada por uma equipe multidisciplinar.