8 de novembro de 2024

Atenção Farmacêuticos e Drogarias: SNGPC volta a ser obrigatório e CRF-TO promove treinamentos

Atenção Farmacêuticos e Drogarias: SNGPC volta a ser obrigatório e CRF-TO promove treinamentos

A inclusão de informações no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) voltará a ser obrigatória para todas as farmácias e drogarias do país. Diante dessa mudança, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) deu início a uma série de treinamentos voltados para a atualização dos profissionais sobre as novas exigências e procedimentos relacionados ao sistema.

O primeiro treinamento foi realizado em Palmas em parceria com a Vigilância Municipal de Palmas, no dia 30 de outubro, e contou com a presença expressiva de 186 farmacêuticos, ministrado pela Prof. Dra. Juliane Farinelli, durante o evento, os profissionais receberam orientações sobre as atualizações e a correta inserção de dados no SNGPC, visando garantir a regularidade do setor e a segurança no controle de medicamentos sujeitos a controle especial.

O próximo treinamento já está agendado para o dia 18 de novembro, em Araguaína/TO às 8H30 no Auditório Central da UNITPAC. A expectativa do CRF-TO é alcançar ainda mais profissionais, reforçando a importância da adequação ao sistema, que é fundamental para o acompanhamento da movimentação de produtos controlados em território nacional, além de ser um mecanismo no combate à venda irregular e ao uso indevido desses medicamentos. O CRF/TO também vai promover  o treinamento de forma on-line para que todos os farmacêuticos do Tocantins possam participar com facilidade.

O Presidente do CRF-TO Dr. Maykon Paiva declara a importância da participação de todos os farmacêuticos e gestores de farmácias e drogarias, lembrando que o não cumprimento das exigências do SNGPC pode resultar em penalidades para os estabelecimentos. “O sistema é uma ferramenta essencial para a segurança sanitária e o treinamento visa garantir que todos estejam aptos a operar dentro das novas regras”, afirmou.

Com essas ações, o CRF-TO demonstra seu compromisso com a capacitação dos farmacêuticos e com a promoção da saúde pública, assegurando que as mudanças no SNGPC sejam compreendidas e implementadas de forma eficiente.