13 de dezembro de 2017
Nesta última terça-feira, 12 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou a resolução que permite a qualquer estabelecimento de saúde realizar atividade de vacinação, inclusive as farmácias.
Mas para isso os farmacêuticos terão que adequar os estabelecimentos de acordo com as exigências estabelecidas pela normativa e as vigilâncias sanitárias das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde poderão exercer fiscalização mais objetiva e uniforme quanto às diretrizes de Boas Práticas em serviços de vacinação.
São requisitos mínimos para o funcionamento de estabelecimentos que oferece vacinação:
Para Dra. Marttha Franco Ramos, nova Conselheira Federal de Farmácia pelo Estado do Tocantins, este é mais um avanço para classe farmacêutica e também para os usuários de farmácias de todo o Brasil. “Para nossa classe é muito importante porque mostra que as farmácias são estabelecimentos de saúde que colaboram com a logística de atendimento à população. E os usuários vão ter a comodidade de mais locais que prestam este tipo de serviço tão necessário como é o de vacinação”. Disse ela, em entrevistas realizadas para veículos de imprensa, na manhã de hoje 13 de dezembro.
“O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO) deve ajudar e acompanhar estas adequações das farmácias para aplicação das vacinas. Um trabalho muito importante que começaremos logo quando os estabelecimentos iniciarem as adaptações. Como já dito é um avanço e tanto no sentido de mostrar a importância das farmácias como estabelecimentos de saúde.” Acrescentou a Dra. Márcia Lobo, nova presidente eleita do CRF/TO que assume em janeiro de 2018.
O regulamento deverá ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Ascom CRF/TO