5 de abril de 2024

CRF/TO presente na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

• Aconteceu na última quinta-feira (04) em Araguaína a segunda etapa macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (2ª Cegtes), evento que foi realizada pela Conselho Estadual de Saúde (SES-TO), Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e Secretaria Municipal de Saúde, contou com mais de 200 participantes de várias cidades do Tocantins e o Conselho Regional de Farmácia esteve presente representado pela Diretora Secretária-Geral Dra. Marta Cardoso Rocha que levou propostas de melhorias.

Na abertura do evento teve a apresentação do presidente do Conselho Estadual de Saúde/CES-TO, Mário Benício, o prefeito de Araguaína/TO Walter Rodrigues, a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde/SES-TO, Leide Idaine Barros, o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Tocantins/SEMS-TO, Remilvam Milhomem, entre outras autoridades da saúde e gestão.

Nas palavras do presidente do CES-TO, Mário Benício, “nesta conferência estamos tirando propostas excelentes que irão melhorar o sistema de saúde para melhor atender os nossos usuários que estão lá na ponta. Após estas duas etapas que aconteceram, estamos com ótimas propostas que só irão beneficiar a população em geral e promover uma saúde com mais qualidade aos nossos usuários”.

Em seguida ocorreram as palestras sobre

Educação na Saúde com a Rosa Maria Pinheiro Souza;

Gestão do Trabalho com a Janete Lima de Castro;

Participação Social com o Defensor Público, Dr. Sandro Ferreira Pinto.

No evento foram apresentadas propostas, experiências, melhores práticas e colaboração entre profissionais da saúde, gestores, conselheiros e outros interessados nas melhorias do sistema de trabalho e dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense.

Sendo uma das escolhidas para apresentar as propostas de seu grupo a Dra. Marta Cardoso Rocha, Diretora Secretária-Geral do CRF-TO, propôs a implantação ou reestruturação de mesas de negociações entre gestores e sindicatos de categoria e que nesses espaços fossem levadas as propostas selecionadas nessa conferência de modo a garantir a valorização dos profissionais de saúde tanto no âmbito da gestão do trabalho, no âmbito da educação permanente em Saúde e no do Controle Social, outra proposta foi a de implementação de regulamentação nacional que contemple as práticas de preceptoria de campo para estágios de graduação quando exercidas simultaneamente por profissionais de saúde em seus ambientes de trabalho, nos cenários de práticas no SUS e um programa de estímulo do profissionais de saúde quanto a denúnciar práticas abusivas e irregularidades do ambiente de trabalho.

Propostas e Delegados:

Foram eleitos 64 delegados que irão representar a região de Araguaína na etapa estadual, sendo, 32 usuários, 16 gestores e 16 trabalhadores, além da aprovação de 15 propostas que serão submetidas a apreciação na plenária estadual.