8 de abril de 2024

CRF-TO recebe alunos da FAPAL para Visita Técnica.

No dia 08 de abril o conselho regional de farmácia recebeu os acadêmicos do 8º período do curso de farmácia da FACULDADE DE PALMAS – FAPAL, para uma visita técnica que foi promovida pelo professor do curso Dr. Maykon Paiva, os alunos além de conhecer a instituição fizeram apresentações de pesquisas de estágio de diferentes campos, sobre intervenções na saúde.

O objetivo dessas apresentações é desenvolver e aprimorar conhecimentos, levar informações e propor projetos que sejam possíveis de serem executados dentro do seu ambiente de estágio.

Foram apresentados os trabalhos:

• Atuação do farmacêutico bioquímico em analises clinicas em respostas ao uso de medicamentos antes dos exames laboratoriais;

Acadêmico: Keven Luiz Silva

• Atuação do farmacêutico na farmácia comunitária como ferramenta no auxílio ao sistema único de saúde;

Acadêmicos: Elton Reis Ramos e Késia Kiliany Xavier Morais.

• A importância da farmácia popular no atendimento às populações de baixa renda;

Acadêmicos: Marcos Vinicius de Castro e Raiara Carvalho dos Santos Filho.

• A importância do soro antiofídico após a picada de serpentes e o papel do farmacêutico no cuidado do paciente;

Acadêmicos: Luceny Maciel, Jeyce Mendes e João Vitor Correia.

Todos os trabalhos foram orientados pelo professor do curso de farmácia da FAPAL, Dr. Maykon Paiva

A visita técnica, contou com a supervisão dos servidores do CRF-TO, Dr. Amilson Alvares, Ana Paula Massoli e Diego Lopes Ananias, que puderam colaborar com o aprendizado dos alunos e também tirar suas duvidas sobre os temas abordados nas apresentações.

O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins incentiva as instituições de ensino superior do curso de farmácia que queiram realizar visitas técnicas com seus alunos, para que desde o começo do curso saibam a função deste órgão que visa: Defender o âmbito profissional, esclarecer dúvidas relativas à competência do profissional farmacêutico, habilitar o farmacêutico, por meio de inscrição, para o exercício legal da profissão, manter registro sobre o local de atuação do farmacêutico junto à empresa, julgar eticamente o farmacêutico que comete infração ao código de ética da profissão, exigir que as farmácias e drogarias tenham farmacêutico durante todo o horário de funcionamento e promover a valorização da profissão farmacêutica por meio da capacitação, mobilização e visibilidade.