17 de outubro de 2024

Dia Nacional da Vacinação: A Importância das Vacinas.

O Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro, é uma data criada para conscientizar a população sobre a importância das vacinas na prevenção de doenças. As vacinas são uma das maiores conquistas da saúde pública, contribuindo para a erradicação de doenças como a varíola e para o controle de outras, como o sarampo, a poliomielite e a gripe.

As vacinas funcionam introduzindo no organismo um agente infeccioso atenuado ou inativado, ou partes dele, para estimular o sistema imunológico a produzir uma resposta defensiva sem causar a doença. Isso prepara o corpo para reconhecer e combater uma futura exposição ao vírus ou bactéria, prevenindo infecções graves. Graças à vacinação, muitas doenças que antes causavam grandes surtos e mortes foram controladas ou erradicadas, demonstrando seu impacto essencial na saúde coletiva.

Quando uma parcela significativa da população é vacinada, o agente infeccioso encontra mais dificuldades para se espalhar, o que protege também as pessoas que não podem ser vacinadas, como recém-nascidos, imunossuprimidos ou alérgicos aos componentes da vacina.

Farmacêutico na Vacinação

Nos últimos anos, os farmacêuticos vêm realizando a promoção da vacinação, especialmente com a ampliação de sua atuação em serviços de saúde. No Brasil, os Farmacêuticos autorizados podem aplicar vacinas em farmácias se estiverem cumprindo com os requisitos.

A presença do farmacêutico em farmácias e drogarias amplia o alcance da vacinação, tornando o processo mais ágil e acessível.

Os farmacêuticos são responsáveis pela correta conservação, manuseio e aplicação das vacinas, garantindo que elas sejam administradas de maneira segura e eficaz. Além disso, eles têm um papel educacional, esclarecendo dúvidas da população sobre a importância das vacinas, seus efeitos colaterais e desmistificando mitos que podem levar à hesitação vacinal.

Essa atuação do farmacêutico no processo de vacinação tem sido essencial, especialmente em tempos de pandemia e de reemergência de doenças antes controladas. Com a descentralização da aplicação de vacinas para as farmácias, a cobertura vacinal tem a chance de aumentar, contribuindo diretamente para a saúde pública.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) está com o Curso Vacinar em aberto

Para estudantes de Farmácia e profissionais, com 60 horas de aulas teóricas na plataforma http://edufarma.cff.org.br

Para farmacêuticos inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia, com 80 horas, sendo 60 na modalidade a distância e 20 presenciais

No Tocantins a modalidade presencial está marcada para os dias 08 e 09 de fevereiro de 2025.

Neste dia nacional da vacinação reforça-se o valor das vacinas e o compromisso de todos os profissionais de saúde, incluindo os farmacêuticos, em manter a população protegida contra doenças infecciosas.