24 de junho de 2024
Em Sorocaba/SP aconteceu o 2º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) onde reuniu profissionais e acadêmicos da área nos dias 20, 21 e 22 de junho na Universidade de Sorocaba (UNISO). Entre os participantes, estava o farmacêutico Dr. João Paulo Araújo representando com orgulho os farmacêuticos do estado do Tocantins.
Dr. João Paulo é Farmacêutico, Especialista em Farmácia Clínica e Mestrando em Saúde Pública, atualmente está como Chefe da Unidade de Farmácia clínica e dispensação farmacêutica do Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína/TO.
Após o encerramento do 2º Congresso Internacional da SBFC, os participantes, incluindo o Dr. João Paulo Araújo, retornam às suas respectivas regiões com novas ideias e estratégias para implementar em suas práticas diárias. O evento não só serviu como um fórum para a disseminação de conhecimento, mas também como uma plataforma para a construção de redes profissionais e a formação de parcerias colaborativas que prometem avançar o campo da farmácia clínica.
Dr. João Paulo Araújo, em particular, expressou seu entusiasmo sobre os conhecimentos adquiridos durante o congresso. ” O Congresso Internacional da SBFC foi uma experiência enriquecedora, onde pude aprofundar meu conhecimento em diversas áreas cruciais para a prática farmacêutica em minicursos, palestras, mesas-redondas e rodas de conversas. Um dos temas abordados nos minicursos foi a atuação do farmacêutico na profilaxia pré-exposição e pós-exposição ao risco de infecção pelo HIV, pelos farmacêuticos Alicia Krüger e Rafael Fonseca. Por atuar com infectologia nos últimos 5 anos, esse momento foi essencialmente importante para debater, trocar informações e atualizar conhecimentos importantes sobre o papel do farmacêutico na prevenção e no manejo de situações de risco à infecção pelo HIV. Além disso, por atuar como gestor, considerei a discussão sobre indicadores em farmácia clínica essenciais para medirmos e melhorarmos a qualidade dos serviços clínicos prestados, estabelecendo parâmetros claros e mensuráveis para avaliar o impacto da farmácia clínica” relatou.
Outro tema de grande relevância nacional para o momento foi a atuação do farmacêutico clínico em desastres e catástrofes emergenciais em saúde pública, destacando as estratégias e a importância da presença do farmacêutico em situações de emergência para garantir a continuidade e a segurança dos tratamentos.
A presença de Dr. João Paulo Araújo no congresso sem dúvidas teve um impacto inspirador sobre os farmacêuticos e estudantes de farmácia do Tocantins. Sua trajetória profissional e seu compromisso com a melhoria contínua da prática clínica servem de exemplo para as novas gerações de farmacêuticos.