8 de maio de 2023

População de Araguaína, Gurupi, e Palmas, recebem ação em alusão a Campanha do Uso Racional de Medicamentos

População de Araguaína, Gurupi, e Palmas, recebem ação em alusão a Campanha do Uso Racional de Medicamentos

uso irracional de medicamentos é hábito comum da população, porém pode causar muitos males. O dia 05 de maio é o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar a população sobre os riscos da automedicação. O Conselho de Farmácia do Tocantins realizou ações nas três maiores cidades do Estado para chamar atenção da sociedade para o uso consciente dos medicamentos.

Conforme dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), uma das maiores causas de intoxicações no Brasil é o uso inadequado ou abusivo de medicamentos. A ingestão de substâncias de forma inadequada também pode causar reações como dependência e até a morte.

A Vice-presidente ressaltou a importância da orientação farmacêutica. “Sempre que tiver dúvida consulte o farmacêutico, ele vai esclarecer para que você tenha um tratamento eficiente e seguro. A conscientização e a prevenção são os melhores remédios”, completou Karin Anne Margaridi.

Em Palmas a campanha em Alusão a data, foi celebrada na quinta-feira (04), na faculdade CEULP/ULBRA. Em Gurupi e Araguaína, a ação aconteceu na sexta-feira (05),  em parceria com a faculdade UNIRG e UNOPAR. Os atendimentos foram ofertados no Parque Mutuca em Gurupi e Via Lago em Araguaína.