8 de março de 2018

Academia Nacional da Farmácia entrega Láurea para Farmacêuticos do Tocantins

Aconteceu em Palmas, no último dia 09 de março, a entrega da Outorga Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica. A solenidade fez parte da oficina de Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual, realizada pela Academia Nacional de Farmácia em parceria com Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO), no auditório do Centro Universitário Luteranos de Palmas, o CEULP ULBRA.

A Láurea é dedicada aos profissionais de reconhecidamente que tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas e afins, nos estados onde exercem a profissão.

Foram homenageados: a presidente do CRF/TO, Dra. Márcia Germana A. A. Lobo; a Diretora Secretária Geral do CRF/TO, Dra. Anette Partata; o Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Tocantins, Dr. Ámilson Álvares; A Conselheira Regional de Farmácia do Tocantins Dra. Marttha Franco Ramos; a Conselheira Dra. Karin Anne Margaridi; as farmacêuticas Dra. Juliane Farinelli, Marta Rocha, Joeuma Calisto, Dafylla da Silva, Elke Bonamigo e o farmacêutico Dr. Renato Freire.

Além da entrega da Láurea houve palestras conduzidas pelo Dr. Lauro D. Moretto – Farmacêutico-Bioquímico formado em 1963 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Atual Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, da qual é Membro Titular da Cadeira nº 4 desde 2004. Membro do CONIC-FIESP. E pelo Dr. Henry J. Suzuki – Farmacêutico-Bioquímico formado em 1993 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Membro Titular da Cadeira nº 2 da Academia Nacional de Farmácia/Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil desde 2014.

“A Academia Nacional de Farmácia – ANF é uma sociedade civil científica, de âmbito nacional, que tem como objetivos: estudar, debater, divulgar, educar e colaborar como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais, em tudo o que se relacione com as ciências farmacêuticas. Ela desenvolve atividades que tem por finalidade promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, com vistas ao processo de integração entre cientistas que atuam no ensino e pesquisas com os profissionais do segmento farmacêutico, que se dedicam à conversão desse conhecimento em produtos e serviços inovadores.” Explicou o Dr. Lauro Moretto durante a palestra de abertura do evento.

“Foi uma honra receber o Dr. Lauro aqui no Tocantins. Ficamos muito honrados também por receber esta homenagem tão importante para classe farmacêutica brasileira. As palestras ministradas pela Academia nesta oficina foram muito produtivas e como o evento foi realizado em um Centro Universitário, os estudantes também tiveram acesso às informações de extrema relevância para nós profissionais da área farmacêutica. Estamos sem dúvida, muito felizes por recebê-los aqui!” Disse a Dra. Márcia Germana A. A. Lobo, presidente do CRF/TO.