7 de maio de 2025

Acadêmicos de Farmácia da UnirG realizam ação educativa com apoio do CRF-TO durante o Farmaday em Gurupi

Acadêmicos de Farmácia da UnirG realizam ação educativa com apoio do CRF-TO durante o Farmaday em Gurupi

Trabalho faz parte do calendário de ações realizadas pelo Conselho Regional de Farmácia na semana de conscientização do uso racional dos medicamentos.

O Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) participou de mais uma edição do Farmaday, realizado no Parque Mutuca, em Gurupi-TO. A ação foi promovida pelo curso de Farmácia da Universidade de Gurupi (UnirG) e levou à população serviços gratuitos e orientações sobre cuidados com a saúde e o uso racional de medicamentos.

  O evento é realizado anualmente em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os riscos da automedicação e o papel essencial do farmacêutico na promoção da saúde.A iniciativa está alinhada com a campanha nacional coordenada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) com total apoio e participação ativa do CRF-TO. A campanha mobiliza farmacêuticos de todo o país para orientar a população sobre a importância de seguir corretamente as prescrições médicas, evitar a automedicação e buscar sempre a orientação de um profissional habilitado.
O foco é garantir tratamentos mais seguros, eficazes e responsáveis em todas as faixas etárias.

  A vice-presidente do CRF-TO, Karin Anne Margaridi, que participou da ação, destacou a relevância da iniciativa e a importância do trabalho conjunto entre instituições: “O uso racional de medicamentos é essencial para garantir a eficácia dos tratamentos e a segurança da população. Quando utilizados da forma correta, com orientação profissional, os medicamentos salvam vidas. Mas o uso inadequado pode trazer riscos sérios à saúde. É fundamental que a sociedade conte com o apoio de profissionais capacitados e conscientizados sobre essa responsabilidade. Por isso, a parceria entre a UnirG e o CRF-TO é fundamental para promover a conscientização da população. Juntos, trabalhamos para que os medicamentos sejam utilizados com responsabilidade, segurança e orientação profissional, garantindo mais saúde e qualidade de vida para todos.”, comentou.

    A coordenadora do curso de Farmácia da UnirG, Millena Xavier, também reforçou a necessidade de ampliar o debate sobre automedicação: “Pesquisas indicam que 90% dos brasileiros fazem automedicação, o que pode ser perigoso. Todos os medicamentos são seguros, desde que utilizados da forma correta. Hoje o dia está dedicado à educação farmacêutica, para que a população tenha mais conhecimento sobre o uso racional dos medicamentos. Em caso de dúvidas, as pessoas devem procurar um profissional farmacêutico e receber a orientação necessária.”, finalizou.