24 de março de 2020

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa em todo o país

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa em todo o país

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira, 23. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e os trabalhadores da saúde, entre os quais, os farmacêuticos. E essa campanha traz uma novidade: as farmácias também serão postos de vacinação em diversos lugares do país. Com o início da campanha em paralelo à pandemia do coronavírus, a medida está sendo adotada para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e a disseminação do vírus. Aderiram a essa estratégia, os municípios de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e de São Paulo, e os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A sanitarista e conselheira federal de farmácia pelo estado sul mato-grossense, Márcia Saldanha, detalha que a decisão na capital surgiu a partir da mobilização dos conselhos regional e federal junto à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). “O secretário da saúde gostou da ideia e publicou o Decreto Municipal nº 14.203/2020, habilitando as farmácias a poder aplicar a vacina da influenza. Então as farmácias que tiveram interesse em aderir tiveram que assinar um termo de compromisso com a gestão para poder aplicar as vacinas, concordando em armazenar corretamente e só só para o público alvo.” A farmacêutica e conselheira informa que, até essa segunda-feira, dia 23 de março, 54 farmácias assinaram o termo de compromisso. A aplicação será feita em sala própria para injetáveis desses estabelecimentos.

As farmácias estão sendo visitadas pela equipe de imunização da Sesau. As condições para o armazenamento são bastante rigorosas. “Montamos uma parceria com a Fiocruz de Mato Grosso do Sul, que em parceria com a imunização vai montar uma vídeoaula com instruções para os colegas farmacêuticos que ficarão responsáveis pela aplicação da vacinas. É um avanço pra nossa profissão, a gente sabe que é um momento difícil que a gente está vivendo, então todos têm de colaborar.”

O setor de imunização da Sesau vai distribuir as vacinas da influenza, seringas e agulhas para os distritos sanitários que vão repassar o material para as farmácias. Márcia Saldanha ressalta ainda que outras parcerias também estão sendo firmadas para garantir a maior segurança possível no processo. “O Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul conseguiu doação de um galão de álcool 70% para cada uma das farmácias que participarão da campanha. Para facilitar o uso, o CRF-MS viabilizou, também por meio de doação, frascos plásticos suficientes para o fracionamento de todo o produto, o que será feito em uma universidade.” A expectativa é a de que as 80 unidades existentes na rede participem para que o atendimento seja bom e que não haja aglomerações e nem permanência desnecessária nas unidades.”

No estado de Minas Gerais a secretaria de saúde confirmou que escolas e farmácias vão ajudar na campanha de vacinação contra a gripe. Já o governo de São Paulo fez uma parceria inédita para vacinação gratuita contra o vírus influenza na rede privada de farmácias da capital. No Rio Grande do Sul foi publicada uma portaria que permite que a adesão das farmácias à campanha.

Fonte: Comunicação do CFF