4 de maio de 2018

Ciclo de palestras da Semana Farmacêutica encerrou nesta sexta-feira

O ciclo de palestras realizado durante a Semana Farmacêutica encerrou hoje, 04 de maio no auditório do CEULP ULBRA. O evento teve início na última quarta feira e contou com 10 palestrantes ao todo, entre eles membros do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO), como a Dra. Marttha Franco Ramos, Conselheira Federal eleita que ministrou o tema “O Poder da Ação: Impactando a Profissão Farmacêutica” e o Conselheiro Federal de Farmácia, Dr. Amilson Álvares que falou sobre “Empreendedorismo Farmacêutico”. E ainda o Dr. Vidal Gonzalez, vice-presidente do CRF/TO que ministrou o painel “Judicialização e Saúde”. Todas elas aconteceram no segundo dia de evento, quinta-feira.

Ainda na quinta também foram apresentados os temas: “Semiologia Farmacêutica” pelo Dr. Rodrigo Ventura, “Estética Farmacêutica” pela Dra. Jessica Veloso. “O ramo da estética está sempre inovando trazendo tratamentos que exigem cada vez mais conhecimento sobre as substâncias que serão utilizadas nos pacientes e nós estudamos sobre estes componentes. Também sabemos das interações medicamentosas o que pode ou não ser aplicado em determinada pessoa. É uma responsabilidade que nós farmacêuticos temos por conta da nossa formação”. Disse a Dra. Jessica durante a palestra dela.

Já na manhã desta sexta, o Dr. Renato Freire ministrou o tema “Gestão da Sala de Vacinas”, a mesa redonda “Assistência Farmacêutica e os Órgãos Reguladoras” que contou com a presença do gerente da Vigilância Sanitária de Palmas, Márcio Trevisan e a representante da Vigilância Sanitária Estadual. E para encerrar os estudantes contaram com o tema “Farmácia Viva” ministrado pelo Dr. Nilton Luz. “Quero que vocês saibam também sobre a riqueza de plantas medicinais que existe em várias regiões do país. O Brasil é uma farmácia viva quando se trata de fitoterápicos e plantas que podem ser utilizadas para fabricação de fármacos.” Disse o Dr. Nilton durante ministração.

Amanhã, sábado dia 05 de maio será realizada a atividade final da Semana Farmacêutica com atendimentos farmacêuticos na região de Taquaralto. Estudantes e farmacêuticos se reunirão em um mutirão onde também haverá a distribuição de panfletos de conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos. “Esperamos realizar muitos atendimentos em Taquaralto, na semana que vem! E além disso, realizar uma conscientização junto a população, sobre o uso racional de medicamentos, já que a automedicação é uma prática comum que pode trazer sérios danos a saúde.” Frisou a presidente do CRF/TO, Dra. Márcia Germana A. A. Lobo.

Ascom CRF/TO