25 de maio de 2018

Conselheira Federal de Farmácia eleita participa da XXI Marcha dos Prefeitos no Sistema

Neste mês de maio, a Conselheira Federal de Farmácia eleita, Dra. Marttha Franco Ramos participou da XXI Marcha dos Prefeitos, com o GT de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do CFF, em Brasília. Dentre as diversas ações do GT, torna-se imprescindível o diálogo com os prefeitos sobre o impacto da assistência farmacêutica no campo da judicialização de medicamentos.

O fenômeno da judicialização além da preocupação com a questão do financiamento, também serve de instrumento para avaliação da Gestão, quando oportuniza aos gestores utilizar dados significantes para avaliar as causas determinantes, que podem indicar falhas no sistema público de saúde, falhas na padronização de medicamentos pelo SUS que não atendem aos direitos Constitucionais da População; bem como indicar deficiência na Gestão municipal dificultando o acesso aos medicamentos e serviços de saúde.

O fornecimento de medicamentos através de ordens judiciais vem sendo objeto de preocupação de gestores da Saúde devido ao impacto que vem significando para a Gestão, pois rompe com o Planejamento e desestabiliza a Política Nacional de Medicamentos (PNM), uma vez que o cumprimento das determinações judiciais se dá de forma arbitraria a organização do SUS, determinando a aquisição de medicamentos fora do padronizado e incluídos nas listas públicas, sem financiamento definido; dessa forma desviando recursos de outras ações de saúde.

“Prefeitos, vamos conversar sobre assistência farmacêutica? Sobre a contratação de farmacêuticos? Sobre a constituição de uma CFT municipal? Sobre a elaboração adequada de uma REMUME? Isso é de extrema relevância para que o sistema funcione de acordo para a população. Precisamos estar atentos ao sistema de saúde e principalmente ter diálogo suficiente para colaborar com melhorias para comunidade!” Disse a Dra. Marttha Franco Ramos, Conselheira Federal eleita pelo estado do Tocantins.

Ascom CRF/TO