22 de maio de 2020

Consulta pública: manual de Monitorização Terapêutica de Medicamentos do Profar

O Conselho Federal de Farmácia criou um grupo de trabalho provisório com experiência em Monitorização Terapêutica de Medicamentos para elaboração de um manual sobre o esse tema para ser utilizado pelos farmacêuticos na prática clínica. O texto do novo manual ficará disponível para sugestões de 22 de maio a 30 de junho de 2020.

A publicação é mais um dos produtos do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar/CFF). “Esse programa tem como principais objetivos a disseminação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades para a provisão de serviços farmacêuticos, que proporcionem cuidado ao paciente, à família e à comunidade, contribuindo, assim, para o uso racional de medicamentos, a otimização da farmacoterapia, a prevenção de doenças e a promoção e a recuperação da saúde”, destaca o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. As publicações do Profar já lançadas encontram-se disponíveis neste link.

O Profar/CFF está fundamentado no livro intitulado “Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e a comunidade – contextualização e arcabouço conceitual” (disponível neste link).  “Nele, são abordados os serviços e procedimentos farmacêuticos que o CFF pretende estimular. O Profar coloca em prática mais uma etapa do sonho consignado pela instituição após a publicação das Resoluções/CFF nos 585 e 586, em agosto de 2013”, lembra o presidente do CFF.

A monitorização terapêutica de fármacos, como ciência, está em constante evolução. Dessa forma, a atualização do farmacêutico e da equipe multiprofissional envolvida no processo de cuidado é essencial para qualificar a tomada de decisão e a geração de novos conhecimentos. “O manual de Monitorização Terapêutica de Medicamentos não pretende esgotar os aspectos técnicos e clínicos da análise e interpretação de informações acerca da concentração sérica de fármacos, mas apresenta uma proposta para o processo de trabalho e exemplos de casos clínicos que permitirão ao farmacêutico a avaliação da possibilidade de implantação deste serviço de acordo com as demandas locais e os recursos disponíveis”, acrescenta a coordenadora da publicação e assessora da presidência do CFF, Josélia Frade.

Como a monitorização terapêutica de medicamentos ainda é um serviço pouco difundido no Brasil, a elaboração deste livro disponibiliza aos farmacêuticos um compilado da literatura internacional na área, propõe um processo de trabalho e discute exemplos de casos clínicos. A publicação também incentiva os profissionais interessados neste tema a buscarem realizar estágio em instituições que ofereçam o serviço, cursos ministrados por professores com experiência clínica e participar de projetos de pesquisa para o avanço desta prática.

Durante a consulta pública esperamos também identificar os pioneiros na implantação do serviço monitorização terapêutica medicamentos, no Brasil. Dessa forma, haverá um campo específico no formulário para envio de contribuições.

“É com grande alegria que disponibilizamos mais um produto para consulta da categoria, construída com muita pesquisa e dedicação por um grupo de profissionais com experiência na área. Esperamos que os farmacêuticos encontrem nesta publicação informações valiosas que permitam aprimorar sua prática, de modo a contribuir para que os pacientes obtenham os melhores resultados possíveis com os seus tratamentos”, finaliza Walter Jorge João.

Acesse:

TEXTO DA PROPOSTA