15 de agosto de 2018

CRF/TO e COREN/TO realizam Fórum sobre discussão do EAD na área da saúde

Na última sexta-feira, dia 10 de agosto o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO) em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do estado (COREN/TO) realizaram o Fórum Tocantinense Educação à Distância em Saúde: Reflexões, Críticas e Práticas sobre o Ensino à Distância. O evento foi realizado no auditório do ITPAC-Palmas e teve como objetivo discutir os rumos e o futuro da Educação à Distância na área da Saúde no estado do Tocantins. Isso, baseado na importância das profissões ligadas a esta área e do quanto estes profissionais precisam estar preparados para atender os futuros pacientes.

Uma discussão que também buscou colocar em foco a forma em que se é desenvolvido o ensino nas instituições que formam e levam até o mercado de trabalho: enfermeiros, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas entre outros.  O Fórum aconteceu na noite de sexta-feira e também houve palestras na manhã de sábado. A mesa de honra do evento contou com a presença da Dra. Márcia Germana Alves de Araújo Lobo – Diretora presidente do CRF/TO; Dra. Ana Paula Secco – Diretora presidente do COREN/TO; Dra. Márcia Anésia Coelho Marques dos Santos– Conselheira Federal de Enfermagem do Tocantins; Dra. Marttha Franco Ramos – Conselheira Federal de Farmácia eleita pelo Estado do Tocantins; Dra. Marluci Vasconcelos Calazans Piuguer – Gerente de Tecnologias Educacionais do Estado do Tocantins; Dra. Jaciela Margarida Leopoldino presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas e a Dra. Grace Priscila Pelissari Setti – Coordenadora do Curso de Farmácia do CEULP ULBRA.

Na sexta houve as palestras da Dra. Zilamar Camargo Costa, assessora de Ensino do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Dra. Rosali Isabel Barduchi OHl, professora associada da Universidade de São Paulo, membro da Comissão de Ensino do Coselho Federal de Enfermagem (CONFEN). Já no sábado o Fórum ainda contou com a palestra “Prós e Contras do Ensino EAD” ministrada pela Dra. Josyane Araújo Franco, presidente da ABEn e com a Mesa Redonda “Reflexões, críticas e práticas sobre o ensino a distância” que teve como moderadora a presidente do CRF/TO, Dra. Márcia Germana A. A. Lobo. “Na EaD, os alunos e professores estão separados ou seja, não se encontram presencialmente em uma sala de aula. O ensino acontece pelo intermédio de diversas tecnologias, como a internet e as hipermídias. E daí surge nossa reflexão e também nosso objetivo em organizar este evento que visa sobre tudo, frisar a importância das aulas práticas no ensino em saúde. Já que sabemos que elas são fundamentais para formação concreta de profissionais.” Expôs ela.

A mesa redonda ainda contou com a presença da Dra. Michelly Rodrigues de Paula, coordenadora da Comissão de Processos Éticos do CONREN/TO, da Dra. Marcele Pereria Silvestre Gotardelo, coordenadora dos Laboratórios do ITPAC e da Deputada Federal Professora Dorinha Seabra. Os certificados do evento foram entregues ao final das apresentações. Mas os estudantes e profissionais da saúde que ainda não pegaram podem comparecer até a sede do CRF/TO, na Av. Joaquim Teotônio Segurado-501 Sul e pegar no gabinete da presidência.

Ascom CRF/TO