13 de maio de 2019

CRF-TO realiza ação pública na Feira da 304 Sul em Palmas

Em prol da campanha do uso racional de medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO), realizou uma ação de atendimento ao público na Feira Coberta da 304 Sul, em Palmas, no último dia 10 de maio. A ação contou com a participação de membros da diretoria do Conselho Regional, das comissões, de profissionais farmacêuticos, e de alunos do curso de farmácia do câmpus acadêmico de Palmas da ULBRA. Serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, consulta farmacêutica e testes de bioressonância e bioimpedância.

Estavam presentes no evento a diretora presidente Drª Márcia Germana Alves, a diretora tesoureira Drª Dayanne Cavalcante, o conselheiro Rafael Botelho, os membros de comissão Ana Carolina Matte, Aline Balsanulfo Coêlho, Hugo Paceli e Paula Danielle Ribeiro, juntamente com colaboradores do Conselho Regional, e estudantes de farmácia da ULBRA.

Ação na Feira da 304 Sul em Palmas é parte da estratégia que o Conselho Regional desenvolveu para conscientizar o público sobre a importância da orientação farmacêutica na prevenção de riscos e melhoria da qualidade de vida. Antônio Roque Filho é deficiente físico, frequentador da feira, e foi atendido pela equipe do CRF-TO. Ele afirma que “minha pressão é alta, então o farmacêutico que me atendeu falou que é para eu ter mais cuidado com a minha saúde, com a alimentação, não comer muita massa e comer mais verduras” e concluiu: “estou disposto a seguir as orientações, pela saúde a gente faz tudo”.

“É importante acompanhar a comunidade, e entender como o público lida com a medicação, se realmente tomam o medicamento de forma correta, e para ver se eles têm consciência sobre a situação de sua própria saúde” comentou Watylla Melisa, estudante do último período de farmácia, que contribuiu na equipe que realizou a ação. A acadêmica relata que “prestar assistência para as pessoas é importante para minha vida profissional, o relacionamento entre o farmacêutico e o paciente é uma coisa que antigamente era difícil, e hoje isso está sendo quebrado por conta do trabalho clínico do farmacêutico”, concluiu.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 5 de maio, proporcionou ao CFT-TO uma oportunidade para realização da campanha em favor da valorização do profissional farmacêutico e o seu papel na racionalização do uso de medicamentos. A próxima ação do Conselho Regional acontecerá no dia 16 de maio, na Escola Monsenhor Pedro Pereira Piagem, com dinâmicas e atividades educativas para os alunos da escola.

Fotos e matéria por Henrik Cecílio / ASCOM CRFTO.