11 de maio de 2022

CRFTO realizará ações para promover uso racional de medicamentos em Araguaína, Palmas e Gurupi

A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. O papel do farmacêutico é dispensar e orientar o uso racional. Em todo o Brasil estão sendo realizadas ações para lembrar a data em alusão ao Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 5 de maio.

Em Araguaína, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) realizará uma ação de saúde na próxima quinta-feira (12), onde serão ofertados os serviços de orientação, aferição de PA e glicemia. Além do município, Palmas e Gurupi, também receberão atendimentos farmacêuticos em parceira com as instituições acadêmicas do curso de Farmácia Fapal, Unitpac, Unitop, Ulbra, e as empresas: Drogasil, Genérica, Farmácia Artesanal,  Maxinutri Brasil, Grupo Centrofarma, e RR Empreendimentos.

A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. A orientação é que ao usar qualquer medicamento, a pessoa consulte sempre um farmacêutico.

Ações para população

Atendimento gratuito: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, ponto de apoio para descarte de medicamentos, e orientação sobre uso correto de medicamentos.

Araguaína

Data: 12/05 –