25 de setembro de 2019

Dia Internacional do Farmacêutico: Compromisso com a Vida

Nesta quarta-feira dia 25 de setembro, comemoramos o dia internacional do farmacêutico. A população olha para o farmacêutico sem ter uma noção exata da sua importância na comunidade, principalmente perto da sua casa. Quantas vezes você já recorreu ao profissional da farmácia mais próxima da sua residência?

Os profissionais da nossa área, estão em mais lufares além do estabelecimento próximo a sua casa. Estamos na farmácia comunitária, magistral e hospitalar, em laboratórios de análises clínicas, na indústria de medicamentos, de alimentos e de cosméticos, no serviço público, entre outros.

Há muito tempo nossa profissão assumiu um grande papel, o de responsabilidade social. Nós como profissionais da saúde, estamos capacitados para ajudar a conscientizar a população de que a automedicação é perigosa, e que as pessoas não podem tratar a medicação como um insumo qualquer.

Foi no ano 2000, que o dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (CFF), hoje o farmacêutico atua em 74 atividades regulamentadas. Uma dessas atividades, é pesquisar e testar as substâncias utilizadas na composição de medicamentos, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Por conta do crescimento populacional, o mundo farmacêutico no Brasil já é o sexto maior do mundo.

Como essa área tem um leque muito amplo, o farmacêutico faz a ponte entre a medicina e a sociedade, que começa com o atendimento direto do paciente nas drogarias. Nós profissionais de farmácia, somos capazes de identificar sintomas, indicar medicamentos, aplicar injetáveis, podemos também avaliar as condições básicas de higiene hospitalar, entre outros.
A proposta mundial, é que os farmacêuticos estejam inseridos em equipes multiprofissionais de saúde, ou seja, que tenha um relacionamento com os médicos e demais profissionais da área, com o foco em trazer uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.

É importante lembrar que nós farmacêuticos, muitas vezes somos o primeiro contato do paciente, antes mesmo de ele procurar auxílio em um hospital ou em uma Unidade Básica de Saúde. É por esse motivo, que somos capacitados a direcionar o paciente para um médico.
Muitas vezes, somos nós quem fazemos uma triagem antes de o paciente procurar ajuda. Aferimos a pressão, tiramos a temperatura, fazemos algumas perguntas, para somente depois, direcionar o paciente para um médico.

A presença do farmacêutico na história da humanidade, na busca por ervas e plantas curativas, está presente desde as civilizações mais antigas. Há mais de 2.600 anos, medicamentos vêm sendo desenvolvidos a todo momento. Por isso, somos mais que atendentes em farmácia, somos prestadores de cuidados, que a cada dia mais não medimos esforços para melhorar a qualidade de vida da população.

A você, cidadão ou paciente, usuário final dos nossos serviços, quero dizer que podem contar comigo e com meus colegas de profissão, neste dia e em todos os outros. Hoje e sempre, estaremos trabalhando pela saúde pública brasileira. O nosso compromisso é com você, é com a vida!

Marttha Franco Ramos
Secretária Executiva de Saúde de Palmas