5 de maio de 2022

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos: CRFTO chama atenção sobre os riscos da automedicação com produtos naturais

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é comemorado nesta quinta-feira, 5/05. Para chamar atenção sobre os riscos da automedicação com produtos naturais. A atitude de se medicar por conta própria, sem consulta com farmacêutico, pode ser prejudicial a saúde.

Busca pelo natural

Outra motivação para o uso da medicina alternativa é o emagrecimento rápido e milagroso. Ainda assim, mesmo nesses casos a busca por produtos acontece sem antes procurar um farmacêutico.

Vale ressaltar que esses produtos podem conter substâncias que causam risco ao organismo, pois podem ser potencializadas quando associadas com outros medicamentos, causando efeitos colaterais e até podendo levar à morte.

Importante também frisar que qualquer chá medicinal  ou fitoterápicos só devem ser adquiridos em locais licenciados, como as farmácias e os produtos devem ser registrados na Anvisa.

É importante lembrar que todo produto regular passa pelo crivo sanitário e tem um número de registro cadastrado ou menção como produto notificado no rótulo, o que pode ser verificado no site da Anvisa. A busca do registro também pode ser feita utilizando o nome do produto. A agência também mantém a lista dos produtos irregulares.

De acordo com a Lei Federal nº 6360/1976, a empresa fabricante de medicamentos ou produtos para a saúde deve possuir AFE (autorização de funcionamento), na Anvisa, e alvará sanitário emitido pela Visa estadual e/ou local. Isso vale para medicamentos fitoterápicos, alopáticos ou manipulados. Medicamentos e outros produtos com propriedades terapêuticas somente podem ser adquiridos pela internet em sites de farmácias que possuem loja física e farmacêutico responsável técnico presente durante todo o tempo de funcionamento do estabelecimento.