4 de julho de 2025
Em mais uma agenda estratégica voltada à valorização da profissão farmacêutica e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO), Maykon Paiva, esteve em Brasília nesta quarta-feira, 2, para apresentar uma proposta de reformulação da carreira pública do farmacêutico no SUS ao deputado federal Alexandre Guimarães (MDB).
O documento entregue pelo CRF-TO reforça a necessidade de inserção do farmacêutico na equipe do Programa de Estratégia de Saúde da Família, no âmbito da Política Nacional de Atenção Primária. Embora o farmacêutico já componha a equipe multiprofissional desde 2024, o objetivo agora é garantir sua presença na equipe principal do programa, ao lado de médicos, enfermeiras e dentistas, fortalecendo seu papel no cuidado direto ao paciente. Essa inclusão reconhece a importância do profissional farmacêutico na linha de frente do SUS, promovendo o uso racional de medicamentos, ampliando a resolutividade dos atendimentos e aprimorando os indicadores de saúde da atenção primária.
“Mais do que criar, estamos propondo a reestruturação e modernização de um modelo já discutido há anos. A proposta visa consolidar o papel estratégico do farmacêutico dentro das equipes multiprofissionais, garantindo um cuidado mais eficaz e seguro à população”, destacou o presidente Maykon Paiva.
O deputado Alexandre Guimarães recebeu o projeto com atenção a proposta e comentou“A presença do farmacêutico qualificado no SUS é essencial para garantir tratamentos seguros e evitar desperdícios. É nosso dever ouvir os conselhos profissionais e viabilizar medidas que fortaleçam a saúde pública”, afirmou o parlamentar. A reformulação apresentada pelo CRF-TO está alinhada com as diretrizes do programa Qualifar-SUS e busca corrigir lacunas históricas na estruturação da assistência farmacêutica no Brasil, promovendo eficiência no uso de recursos públicos e maior resolutividade nas ações de saúde.