21 de junho de 2019

Em reunião do COSEMS, presidente do CRF-TO defende a integralidade da assistência farmacêutica no SUS

A presidente do CRF-TO, Drª Márcia Germana, apresentou uma pauta aos gestores de saúde pública do Estado com o tema “Assistência Farmacêutica Integral no SUS”, na 5ª Reunião Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), na última quarta-feira, dia 19 de junho, no Auditório Assembleia Legislativa, em Palmas.

A convite do Presidente do COSEMS, Sr. Roberto Sampaio, a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins esteve presente no evento juntamente com a conselheira federal Drª Marttha Ramos, a diretora tesoureira Drª Dayanne Cavalcante, doutoras Adriana Maria Pereira e Andreisa Prieb conselheiras do CRF-TO, e Drª Marta Cardoso farmacêutica da comissão de saúde pública.

À luz da legislação vigente, a pauta apresentada pela presidente do CRF-TO explanou sobre a importância da presença integral do farmacêutico nas farmácias do SUS, e em defesa das prerrogativas deste profissional no atendimento ao público, com debate aberto ao público logo depois da apresentação. Os secretários municipais de saúde de todos os municípios do Estado, farmacêuticos e outros profissionais de saúde estavam presentes na assembleia e participavam do evento.

“A pauta da integralidade da assistência farmacêutica é avaliada positivamente por nós, essa é uma oportunidade para que possa ser esclarecida a função do profissional farmacêutico na farmácia de dispensação nas Unidades Básicas de Saúde, e nas farmácias hospitalares, e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”, apontou Márcia Germana, presidente do CRF-TO.

Segundo a presidente, a integralidade do atendimento farmacêutico e a presença do profissional nas farmácias do SUS “não é tão somente para cumprir a legislação”, mas sobretudo para ofertar um atendimento pleno e integral ao paciente assistido pelo SUS.

Segundo dados do CRF-TO, somente 1 em cada 10 profissionais farmacêuticos registrado no estado trabalham no serviço público de atendimento ao paciente.

Fotos: Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins

Por Henrik Cecílio / Ascom CRFTO