24 de setembro de 2018

SAÚDE: Conselho Regional de Farmácia do Tocantins oferece serviços de saúde gratuitos em Shopping da capital.

Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins, ofereceu de forma gratuita serviços de saúde para pessoas que passavam no local.

De acordo com a presidente do CRF/TO, Márcia Lobo a ideia é que o farmacêutico esteja cada dia mais presente na vida das pessoas. “Nós precisamos que a comunidade esteja cada vez mais envolvida com o profissional farmacêutico, um figura tão importante hoje na diminuição de casos de automedicação e uso irracional de “MIPS”, os medicamentos isentos de prescrição”destacou a presidente.

Durante o evento, foram oferecidos serviços como: Aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste de bioimpendancia dentre outros, os conselheiros regionais e servidores do CRF, além de outros farmacêuticos e estudantes de farmácia participaram da ação que atendeu cerca de 2000 pessoas.

Além disso, foram realizadas orientações sobre o risco de contaminação do vírus HIV, principalmente as formas de prevenção. De acordo com a conselheira Anette Partata a prevenção sempre continua sendo a melhor alternativa “Precisamos desmistificar a ideia de que a AIDS está longe da comunidade, na verdade está circulando e o Tocantins tem muitos casos, precisamos ainda enquanto profissionais de saúde promover ações e políticas públicas que diminuam os casos” ressaltou a conselheira.

Foi possível também tirar dúvidas sobre como parar de fumar e os riscos da nicotina  no organismo. A ideia do conselho regional de farmácia é que essas ações sejam rotineiras em outras regiões do estado, levando mais conhecimento e esclarecendo dúvidas sobre problemas que ainda agravam a saúde da população.