13 de novembro de 2017

Nova diretoria do CRF/TO é eleita

Foi eleita nesta última sexta-feira, 10 de novembro, a nova diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins. Para presidente do conselho, os farmacêuticos escolheram a Dra. Márcia A. A. Lobo, como vice-presidente o Dr. Vidal Gonzales, como Diretora Secretária Geral a Dra. Anette Partata e Diretora Tesoureira a Dra. Dayanne Cavalcante.  Todos integrantes da Chapa 01 – Compromisso e Ética que devem permanecer nos cargos de janeiro de 2018 a dezembro de 2021. A eleição também elegeu o novo representante para o Conselho Federal de Farmácia do Tocantins, cargo que agora será ocupado pela Dra. Marttha Franco Ramos que tem como suplente o Dr. Renato Freire, dupla formada também pela chapa 01 que foi eleita com 71,5% dos votos.

Além disso, foram divulgados os nomes dos novos conselheiros. Para os anos de 2018 a 2021 foram: Dra. Márcia Lobo, Dra. Anette Partata, Dra. Dayanne Cavalcante, e como conselheira suplente Dra. Adriana Maria Pereira de Abreu. Já para os anos de 2019 a 2022 foram eleitos os conselheiros: Dra. Karin Anne Margaridi, Dr. Waldonez Soares, Dra. Márcia Juwer e como conselheiro suplente Dr. Rafael Botelho.

“Agradeço imensamente os votos e a confiança em nossa equipe. Os desafios serão muitos. Mas tenho a certeza que compromisso, ética e disposição teremos, para oferecer uma gestão e representatividade que atendam aos anseios dos colegas farmacêuticos do Tocantins! Vocês confiaram e juntos cumpriremos a missão”! Escreveu a Dra. Márcia Lobo, nas redes socais agradecendo a vitória dada pelos farmacêuticos.

“É com imensa alegria a que venho agradecer a todos os colegas farmacêuticos que participaram do processo eleitoral e que depositaram a confiança em mim e no professor Renato Freire nos elegendo como representante do Tocantins, no conselho federal. Percorrendo várias cidades de norte a sul, tive a oportunidade de visitar as farmácias e conversar com os colegas, ouvi-los, pegar na mão pedir o apoio e levar nossas propostas. Graças a Deus fui muito bem recebida por onde passei. Fizemos uma campanha limpa, democrática e sem agressões. Aos farmacêuticos que tivemos a honra de receber o voto o nosso muito obrigada, aos que não tivemos fica a nossa reflexão sobre onde podemos melhorar  e adquirir a confiança. Sei que a caminhada será longa, mas podem ter certeza que estaremos trabalhando incansavelmente pela profissão!” Também divulgou a Dra. Marttha Franco Ramos, nas redes sociais em gratidão ao voto dos farmacêuticos.

O CRF/TO é uma autarquia federal e deve cumprir rigorosamente o que determinam as leis, decretos e resoluções estabelecidas pelo Governo Federal, ANVISA e CFF. Sendo assim, são atribuições do Conselho Regional: Defender o âmbito profissional e esclarecer dúvidas relativas à competência do profissional farmacêutico; Garantir, em suas respectivas áreas de jurisdição, que a atividade farmacêutica seja exercida por profissionais legalmente habilitados; Habilitar o farmacêutico, por meio de inscrição, para o exercício legal da profissão; Manter registro sobre o local de atuação do farmacêutico junto ao mercado de trabalho; Punir eticamente o farmacêutico que recebe abaixo do piso salarial, por caracterizar falta de ética grave; Exigir que as farmácias e drogarias tenham farmacêutico durante todo o horário de funcionamento; Promover a valorização da profissão farmacêutica por meio da capacitação, mobilização e visibilidade.