27 de agosto de 2018

Presidente do CRF/TO fala à imprensa sobre novo medicamento contra epilepsia

Presidente do CRF/TO fala à imprensa sobre novo medicamento contra epilepsia

Na manhã desta segunda-feira, 27 de agosto, a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO) Dra. Márcia Germana A. A. Lobo prestou esclarecimentos sobre o novo medicamento registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que colabora no tratamento contra epilepsia.  Ela concedeu entrevista à rádio CBN de Palmas-TO, onde deu mais detalhes sobre a utilização do Levetiracetam.  Um medicamento de fórmula genérica que é de extrema importância para ampliar o acesso da população a fórmulas de qualidade e com redução de custo.

Segundo ela, o medicamento será comercializado em solução oral e poderá ser usado em vários tipos de manifestações relacionados à epilepsia. “A indicação dele, em qualquer hipótese, só pode ser feita por um médico. E fazendo a monitoração constante dos efeitos pós-consumo do medicamento sempre com a ajuda do farmacêutico responsável pela venda. Porque ele poderá auxiliar em qualquer reação adversa ou encaminhá-lo novamente ao médico.” Reforçou a presidente do CRF/TO, aos jornalistas da rádio.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas. O tratamento das epilepsias é feito através de medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas. Acredita-se que pelo menos 25% dos pacientes com epilepsia no Brasil são portadores em estágios mais graves, ou seja, com necessidade do uso de medicamentos por toda a vida.

Fonte: Anvisa e MS

 

Ascom CRF/TO