11 de maio de 2018

Unirg sedia a VII Semana Farmacêutica em Gurupi

Unirg sedia a VII Semana Farmacêutica em Gurupi

Tomar remédios por conta própria, não respeitar os horários de ingestão, ou ainda utilizar de medicamentos de uso contínuo sem reavaliação, são práticas que podem colocar a saúde em risco. Sobre essas e outras questões, o curso de Farmácia do Centro Universitário UnirG irá promover uma campanha alertando a população sobre o Uso Racional de Medicamentos. As ações serão realizadas nos dias 15 e 16 de maio, das 16 às 18h, durante a Semana Farmacêutica da UnirG.

Acadêmicos e professores estarão no Parque Mutuca e no campus II da UnirG prestando esclarecimentos à população sobre o tema, recolhendo medicamentos vencidos e ainda coletando doações de medicamentos fracionados ou não, que estejam adequados para o consumo. Não serão recebidos medicamentos líquidos e pomadas.

Na oportunidade também serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

O objetivo é “informar sobre o armazenamento e conservação dos medicamentos em domicílios, destacar a importância da adesão ao tratamento e ainda estimular o descarte correto de medicamentos vencidos ou impróprios ao consumo”, explica a professora Karin Anne Margaridi Gonçalves.

Ainda segundo Karin, além da automedicação também são preocupantes os impactos ambientais e de saúde pública que podem ser causados com o descarte inadequado de medicamentos vencidos ou fora de uso. “Estocar medicamentos nos domicílios é uma prática comum e o seu descarte quase sempre é feito de forma inadequada em pias, vasos sanitários e lixo comum. A população deve encaminhar o medicamento vencido ou em desuso para uma farmácia para que esta promova o encaminhamento adequado”, recomendou.

A ocasião também servirá para envolver os acadêmicos em atividades que coloquem os conhecimentos adquiridos em prática.

O evento

“Farmacêutico: antiga profissão, novos desafios” é o tema da VII Semana Farmacêutica. A programação do evento inclui palestras e mini-cursos sobre diversos temas. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira, 14, clicando aqui

Para ler a programação completa clique:

http://www.unirg.edu.br/images/paginas/farmacia/1aFolder_Semana_Farmaceutica2018.pdf

 

Fonte: Unirg