10 de março de 2018

Vice-presidente do CRF/TO receberá a Comenda do Mérito Farmacêutico

O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO), Dr. Vidal Gonzalez Mateos Júnior receberá na sexta-feira, dia 16 de março em Brasília, a Comenda do Mérito Farmacêutico, honraria concedida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que outorgada a farmacêuticos e autoridades com relevantes serviços prestados à profissão. A indicação foi feita pelo Conselheiro Federal de Farmácia pelo Tocantins, Dr. Amilson Álvares que realizou uma enquete entre os farmacêuticos do Tocantins, para saber quem merecia receber o mérito no estado.

A Comenda do Mérito Farmacêutico foi instituída pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988. Pelo Tocantins, já foram homenageados: Marttha Franco Ramos; Carmem Íris Tolentino; Márcia Buso; Anette Kelsei; Eisler Robson dos Santos (in memorian); José Batista; Francisco Nogueira; Léia Ayres; Joeuma Calixto; Renato Mello; Renato Freire; Francisco Wellington Macedo e Julliana Guedes.

“Estou muito feliz em receber esta homenagem, pra mim é uma honra saber que meus serviços prestados à classe farmacêutica foram úteis aos cidadãos tocantinenses e à assistência farmacêutica do nosso estado. É um momento de agradecer e também de refletir a importância do serviço farmacêutico prestado a comunidade.” Disse o Dr. Vidal Gonzalez que já se encontra em Brasília para receber a honraria.

Conheça mais sobre o Dr. Vidal Gonzalez:

Dr. Vidal Gonzalez Mateos Júnior nasceu em Santos/SP, mas sua infância e adolescência foram em Fortaleza/CE. Desde 2000, ele é formado em farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFCe), possui mestrado em ciências da saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e é bacharel em direito também pela UFT. Além de possuir especializações em: hematologia, biossegurança, administração, gestão pública e direito administrativo. Durante a faculdade de farmácia foi bolsista de iniciação à pesquisa do CNPQ, participando da pesquisa com produtos naturais fixos e o estudo químico farmacológico de plantas medicinais do nordeste. E como bolsista da própria UFCe participou do Centro de Informações sobre Medicamentos. Entre 2000 a 2005, foi oficial temporário do Exército Brasileiro, lotado na fronteira do Brasil com a Bolívia, servindo no 6º Batalhão de Infantaria de Selva/Comando de Fronteira Rondônia. Em sua atuação como farmacêutico militar, desempenhou suas funções com dedicação e altivez, colaborando nas ações de saúde no pelotão destacado e nas margens do rio Guaporé.

Além de assumir a responsabilidade da farmácia, da conformidade diária e do plano de saúde do exército no referido batalhão. E pelos seus serviços prestados, no posto de 1º Tenente, ele recebeu 02 referências elogiosas e foi agraciado com a medalha de serviço amazônico passador de bronze. Em 2005, chega ao Estado do Tocantins, sendo servidor efetivo estadual. E em 2006, também, da Prefeitura de Palmas, estando lotado, respectivamente, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Núcleo de Apoio Técnico (NAT) de Palmas. Em sua atuação hospitalar, ele colaborou com a estruturação da farmácia hospitalar do recém inaugurado HGP, participou da comissão de padronização de medicamentos e sempre que é necessário auxilia na capacitação dos profissionais deste Hospital, sendo por duas vezes escolhido como farmacêutico modelo. Na Prefeitura de Palmas atuou na farmácia básica, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (CAPS AD III), na implantação do sistema Hórus.

Atualmente está lotado no NAT de Palmas, sempre atuando com cordialidade, discrição e profissionalismo. No CRF/TO, entre 2008/2009 foi conselheiro suplente e entre 2010/2013 foi conselheiro efetivo. E na gestão 2010/2011, foi diretor tesoureiro e atualmente diretor vice-presidente. No Estado do Tocantins trabalha pela expansão das vagas de farmacêuticos nos hospitais públicos e privados e também nas farmácias públicas, empregabilidade nas farmácias comunitárias, auxiliando também na busca de capacitações para os farmacêuticos tocantinenses e na modernização dos trâmites administrativos do CRF/TO.

Ascom CRF/TO